Grorud foto og media

A raça Labrador é originária do Canadá, mais precisamente de Terra Nova. Nesta região os cães costumavam auxiliar os pescadores puxando as redes do mar para a terra. Quando foram introduzidos na Inglaterra, em função de seu faro apurado, começaram a exercer outras funções, como a de atuar em conjunto com os caçadores, trazendo a caça para o homem. Os cães Labradores, além do excelente faro, são considerados ainda exímios nadadores.

Em função de sua personalidade amistosa o Labrador é campeão de registros há diversos anos nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Características – Padrões da raça Labrador

A pelagem dos cães Labradores é dupla, sendo que a superior é mais densa e curta e a superior é suave e resistente à água. São aceitas três tonalidades para a pelagem, entre amarelo, chocolate e preto.

Os Labradores machos costumam medir entre 56 e 57 centímetros de altura, enquanto que as fêmeas possuem de 54 a 56 centímetros de altura. O peso varia de 27 a 34 quilos para os machos e de 25 a 32 quilos para as fêmeas.

É bastante comum que os exemplares da raça apresentem displasia coxo femural, de ombro, cotovelo ou joelho. São ainda propensos à obesidade, catarata e displasia da retina.

Temperamento da raça Labrador

Os cães Labradores são extremamente dóceis, companheiros e leais aos seus donos. Não dispensam brincadeiras e, portanto, são ideais para crianças.

Em função de seu tamanho exigem espaço para que possam se mover e se desenvolver adequadamente. Embora possam viver em apartamento, é essencial que sejam feitos longos passeios todos os dias, de forma que o cão gaste sua energia.

Os Labradores são extremamente pacientes, inteligentes e dedicados. Não à toa, são constantemente recrutados para atuar em conjunto com a polícia, para farejar drogas, e para guia de cegos.

Os Labradores aprendem rapidamente o que lhes é ensinado, detestam ficar sozinhos por muito tempo e convivem bem com outros animais.

Dicas e cuidados com a raça Labrador

Uma curiosidade: os Labradores possuem uma membrana entre os dedos que os permite nadar com mais resistência e velocidade.

Fotos da raça Labrador

Vídeos da raça Labrador