Unir fotos con gimp

Quando era estudante, o frentista do Posto Mário Werneck, em Belo Horizonte, Uelison Rosas dos Santos, tinha preferência pelos trabalhos e conteúdos relacionados ao meio ambiente. Na escola onde estudava era incentivado a participar de projetos e atividades voltados para a preservação ambiental. Um deles era o plantio de mudas em praças públicas de Belo Horizonte, algo prazeroso para ele, que adora plantas e tem mais de 50 em casa.
 


 

Quando se formou no Ensino Médio, em 2009, Uelison não deixou de lado o compromisso com o meio ambiente, pelo contrário, ele teve uma ideia que mudou a cara do bairro Jardim Colonial, em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte, onde vive há 20 anos. “No bairro tinham algumas minas d’água e uma lagoa próxima à minha casa. Com a expansão urbana ao longo dos anos, tudo isso acabou. Como isso me incomodava, eu e o meu amigo Felipe tomamos a iniciativa de plantar mudas nos passeios públicos do bairro. Começamos pela calçada dele e pela minha e, com a autorização dos vizinhos, fomos plantando em outras ruas também”, diz.
 

O frentista conta que, em uma das ruas, localizada na entrada do bairro, foram plantadas quase 40 mudas. “Lá tinha uma parte não residencial que era feia e mal cuidada. Com o plantio, nós cuidamos da natureza e trouxemos beleza ao lugar”, comenta Uelison.
 


 


Ainda hoje, ele e o amigo continuam com a iniciativa e contam com o apoio de alguns moradores para garantir a adaptação e o desenvolvimento das mudas plantadas. Para incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo, ele compartilhou a sua ação na campanha “Compartilhe sua atitude!”, promovida pela ALE entre 13 e 25 de setembro. A proposta era que os participantes compartilhassem com a companhia uma atitude/ação praticada no dia a dia que contribui para a preservação do meio ambiente. “Não esperava ser o vencedor da campanha. Fiquei muito feliz. É muito bom ver que algo pequeno que você faz é reconhecido por alguém. É algo simples, mas que já muda muita coisa”, acrescenta.
 

Além da atitude que foi reconhecida pela ALE, o frentista toma outras medidas para ajudar o meio ambiente: “Eu reaproveito a água da máquina de lavar para limpar a calçada; pratico a coleta seletiva; desligo os aparelhos das tomadas ao sair de casa etc. Para mim, isso é básico, mas sei que não é todo mundo que faz”, finaliza.
 



 

A campanha

Os participantes da campanha”Compartilhe a sua atitude!” tiveram que responder à pergunta “O que você faz pelo meio ambiente?”. As respostas foram avaliadas pela ALE com base nos critérios adequação ao tema, inovação e aplicabilidade.
 

O revendedor Ronaldo César Furlaneto, do Posto Universitário de Assis (Assis – SP), e o frentista Uelison Rosas dos Santos, do Posto Mário Werneck, de Belo Horizonte, venceram o concurso e ganharam 5 mil REALES, moeda do programa de fidelidade “Clube ALE”, direcionado para postos da rede e colaboradores da companhia, e um curso EAD da Academia Corporativa ALE (3R – Reduzir, Reciclar e Reutilizar).